
Há muita polêmica se esse dia realmente aconteceu em um 28 de dezembro, mas, foi daí que surgiu a tradiçao que, em Espanha, é o correspondente ao Dia da Mentira. E enquanto o mundo inteiro celebra o Dia da Mentira no dia 1 de Abril, aqui é o dia 28 de Dezembro, dia dos Santos Inocentes, quando se deve tomar cuidado para nao ser vítima de alguma brincadeira (que os espanhóis chamam de “inocentada”)
Alegadas incoerências nas datas:
A Igreja Católica comemora este evento em 28 de dezembro, embora, segundo o Evangelho, o massacre deve ter ocorrido após a visita dos Reis Magos ao Rei Herodes (um ou dois dias após o 6 de janeiro).
Comemoração, piadas e brincadeiras:
Na América Latina e em Espanha é costume fazer piadas nesta data.
Nesse dia é costume realizar brincadeiras de toda índole. Festeja-se de diferente forma, dependendo do lugar.
No México, em Espanha, Chile e em outros países hispânicos os meios de comunicação costumam fazer brincadeiras ou exageram o conteúdo da notícia. Tradicionalmente os jornais publicam páginas inteiras de notícias cômicas, com a advertência de que é o Dia dos Inocentes. Algumas matérias parecem sérias e enganam o leitor desprevenido.
Nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão e Brasil, este dia se festeja em 1 de abril, com o nome de "April's fools" ou "Dia da Mentira", e não guarda relação com os eventos bíblicos que originaram o dia dos inocentes.
Boa noite Patricia,
ResponderEliminarFiquei a saber que o dia das mentiras em Espanha é a 28 de Dezembro ao contrário do nosso que é 1 de Abril.Tive pena de não ter visitado o teu blog ontem,porque lá tinha eu dito uma mentirinha para ti.Estou a brincar.Não gosto de mentiras nem por brincadeira.
De qualquer forma enriqueci os meus conhecimentos.Obrigada por isso.
Beijinhos
aline