Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


domingo, 6 de dezembro de 2009

DIA DE SÃO NICOLAU - 6 DE DEZEMBRO



Tradições e Lembranças da minha infância:
N
o dia seis de Dezembro festeja-se o dia de São Nicolau (Saint-Nicolas). Com esta festa iniciam-se as festividades natalícias, deixando as prendas às crianças.
É o santo padroeiro e protector das crianças, e o Pai Natal das crianças belgas.
É aceite que São Nicolau, bispo de Mira, seja proveniente de Petara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia seis de Dezembro de 342.
Há várias lendas sobre este santo, mas a mais conhecida é a história de três crianças que teriam sido assassinadas e cortadas em pedaços por um talhante pouco escrupuloso, e o São Nicolau as teria ressuscitado.
Está considerado como o Pai Natal em alguns países de Europa, como a Bélgica, Holanda França e Luxemburgo mas também na Alemanha, Suíça, etc...
São Nicolau na Bélgica, na parte francófona, (em neerlandês Sinterklaas), vem na noite do dia cinco ao dia seis de Dezembro para deixar prendas e guloseimas, assim como figuras em chocolate ou os famosos “speculoos” (bolachas em forma de santo e com sabor a canela), nos sapatos das crianças bem comportadas. Ele vai acompanhado do Pai Fouetard e do seu burro. A tradição é deixar na cozinha ou na sala uma tigela com água e uma cenoura, para o burro, e um copo de vinho para S. Nicolau.
Na manhã do dia seis de Dezembro as crianças que se portaram bem encontram as prendas perto da chaminé, deixadas pelo São Nicolau durante a noite anterior.
Lembro-me que nessa manhã encontrávamos em cima da mesa da escola uma bolacha (speculoos) em forma de bispo com sabor a canela e a especiarias. Estes acontecimentos tão simples, mas tão bonitos, ficarão gravados na minha memória para toda a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário