Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Língua Materna, assim proclamado pela UNESCO com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

A língua portuguesa é o 6º idioma mais falado no mundo.

Assim, é uma excelente data para recordar que, além do português, Portugal tem mais duas línguas oficiais: o mirandês e a língua gestual portuguesa.

A data foi instituída em 1999, pela 30ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, com o objetivo de promover a diversidade e desenvolver uma consciência maior das tradições linguísticas e culturais baseadas na compreensão e no diálogo.

A língua materna, aquela das primeiras palavras e da expressão do pensamento individual, é a base da história e da cultura de cada indivíduo. As línguas, com suas implicações complexas em termos de identidade, de comunicação, de integração social, de educação e de desenvolvimento, têm uma importância estratégica para os povos e para o planeta.

Devido aos processos de globalização, elas se encontram cada vez mais ameaçadas. Quando as línguas se extinguem, a diversidade cultural é reduzida, pois, com elas, perdem-se também perspectivas, tradições, memórias coletivas e modos únicos de pensamento e de expressão. Enfim, recursos preciosos para garantir um futuro melhor.

4 comentários:

  1. Nem de propósito Patrícia!

    Vem mesmo a calhar a petição de #NÃO# ao "Acordo de Londres"

    http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=traducao

    ...para que a nossa língua, não seja ainda mais atacada e empobrecida!

    Ehhhhhhhhh pessoal que passe pela Patrícia,leiam e se concordarem assinem a petição.
    Viva à nossa língua mãe, que a Patrícia adotou tão bem!

    Beijinho bem português

    margui

    ResponderEliminar
  2. Olá Guida,

    Muito obrigada pelas tuas carinhosas palavras.

    Acho bem que se preserve a nossa língua materna...!!

    Beijinhos grandes.

    Patricia

    ResponderEliminar
  3. Patricia,

    Li com muita atenção,e desconhecia que a lingua gestual era considerada uma lingua oficial.Acho muito bem porque é através dela que muita gente se entende e se actualiza.
    Sinto muita pena da lingua Portuguesa ter levado a volta que levou.
    É uma tristeza durante 63 anos ler e escrever da maneira como todos aprendemos na escola e agora com o novo acordo,quase não sei escrever!
    Sinto-me triste com esta situação.
    Patricia obrigada

    Beijinhos
    tua amiga
    aline

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Aline,

    Agradeço muito as tuas carinhosas palavras.

    Tens razão, qualquer dia não sabemos escrever. A mim, que sou estrangeira, me faz confusão isto do novo acordo ortográfico, quanto mais a ti que es portuguesa.

    Bjs grandes.
    Patricia

    ResponderEliminar