Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


segunda-feira, 3 de março de 2014

Curiosidades sobre o Carnaval



Sabe por que o Carnaval tem datas diferentes todo ano?

O primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Ou, o primeiro domingo após a lua cheia, posterior ao equinócio da primavera, é o domingo de Páscoa.

Se o 14º dia da lua nova ou da lua cheia posterior ao equinócio da primavera cair no dia 21 de março e for sábado, o domingo de Páscoa será no dia 22 de março.

Entretanto, se a primeira lua cheia (isto é, o 14º dia após o equinócio da primavera) for 29 dias depois do 21 de março, o domingo de Páscoa só poderá ser 25 de abril, isto é, o mais tarde possível. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março, situa-se, necessariamente, entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode cair entre 22 de março e 25 de abril.

O domingo de carnaval cairá sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.

2 comentários:

  1. Muito fixes estas curiosidades todas.
    A correr pla vida nem nos lembramos destes pormenores…eu é olhar para o calendário e está a andar…o que nunca esqueci é que de domingo gordo à Páscoa vão sempre as sete semanas.
    Obrigada por fazeres relembrar o que as luas têm a ver com todo estes momentos…
    beijinhos
    Mª Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não me lembrava destes pormenores... ainda bem que com as novas tecnologias estamos sempre informadas!!
      Um grande beijinho e bom Carnaval!!
      Patricia

      Eliminar