Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...
Acerca de mim
Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
(Fernando Pessoa)
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
sábado, 19 de agosto de 2017
“Não temos medo”, grita Barcelona
Horas depois do atentado, população encheu as ruas da cidade esta manhã, convocada por prefeita autonomista. “No tinc por” ("Não temos medo") entoaram os manifestantes, em catalão.
A Praça Catalunha estava lotada, ainda que para muitos tenha sido difícil chegar, já que furgões policiais bloqueavam o acesso em muitas das vias de entrada. Apesar disso, milhares chegaram até as proximidades e caminharam a pé, para se somar a um ato emocionante, em que os aplausos sucederam ao silêncio. Um silêncio arrebatador em alguns momentos quando, por cima das milhares de pessoas, escutaram-se as asas de pombas que sobrevoavam a praça
Com lágrimas nos olhos e visivelmente emocionadas, algumas pessoas ergueram rosas vermelhas. Ondas de aplausos percorreram a praça, começando em um de seus extremos e ocupando todo o espaço até além do perímetro do local. As ruas do entorno estavam fechadas ao tráfego.
sexta-feira, 17 de março de 2017
Dia de São Patrício
Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício)
17 de Março - Irlanda
Dia 17 de março é um dia muito importante na Irlanda - celebra-se o seu santo padroeiro. Os irlandeses e seus descendentes nos Estados Unidos e em todo o mundo comemoram o St. Patrick's Day - Dia de São Patrício, conhecido por ter trazido a religião católica para a Irlanda. Há mais de mil anos os irlandeses consideram o dia 17 de março, suposta data da morte de St. Patrick, um dia de festa religiosa, que cai no período cristão da Quaresma (Lent), quando as famílias irlandesas costumam ir à igreja pela manhã e comemorar durante a tarde. O Saint Patrick's Day, coloquialmente St. Paddy's Day, ou simplesmente Paddy's Day é feriado nacional na Irlanda e também um na ilha de Montserrat. No Canadá, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Nova Zelândia, a data é amplamente celebrada, mas não se trata de um feriado oficial.
St. Patrick's Day é comemorado pelo irlandês em cidades grandes e pequenas, como se fosse o nosso carnaval - podendo ser comparado aos "desfiles de carnaval de rua". Algumas comunidades chegam a tingir rios ou córregos de verde! As pessoas vestem-se de verde, pintam trevos no rosto e assistem às St. Patrick's Day parades (desfiles). Entre as crianças, há a tradição de beliscar os amigos que não vestem verde neste dia.
Atualmente, St. Patrick's Day é comemorado por gente de todas as origens nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte abrigue as maiores produções, O Dia de São Patrício é também celebrado em outros locais distantes da Irlanda, incluindo o Japão, Singapura, Rússia, Argentina e algumas cidades do Brasil. Em toda parte, as pessoas dançam, cantam e bebem "green beer" (cerveja verde) nos Irish Pubs, just having a good time and enjoying themselves!
Quem foi São Patrício?
St. Patrick nasceu na Grã-Bretanha, filho de pais endinheirados, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março de 461 - daí então, a data da celebração. Até os 16 anos, ele se considerava um pagão. Nessa idade, foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Foi durante sua captura que ele começou a se voltar para Deus.
Ele conseguiu escapar após ter sido escravizado durante 6 anos e, então, foi estudar em um mosteiro em Gauls (na região da atual França), por 12 anos. Foi quando ele soube que sua "vocação" (calling) era tentar converter todos os pagãos na Irlanda para o Cristianismo.
Sendo assim, St. Patrick foi de mosteiro em mosteiro, obtendo sucesso em converter as pessoas para o Catolicismo. Os Druidas Celtas (Celtic Druids) ficaram muito insatisfeitos com ele e tentaram prendê-lo por diversas vezes, mas ele sempre conseguiu escapar.
|
Depois de 30 anos como missionário na Irlanda, estabeleceu-se num lugar chamado County Down até a sua morte. A valorização atribuída à imagem deste homem não está nos detalhes históricos, mas na inspiração de um homem que conseguiu retornar ao país de origem depois de ser escravo quando criança, com o intuito de transmitir a mensagem de Cristo.
Informação tirada da internet
Fatos reais:
- St. Patrick realmente existiu;
- Foi levado para a Irlanda como escravo aos 16 anos;
- Escapou depois de 6 anos escravizado;
- Tornou-se sacerdote cristão, e, mais tarde, bispo;
- Retornou à Irlanda como missionário;
- Desempenhou importante papel na conversão de Irlandeses ao Cristianismo;
- Alguns de seus escritos sobreviveram, como Confessio, a Epistola ad Caroticum.
|
Fatos não comprovados:
- Nasceu em 387 na Escócia, em Kilpatrick. Fontes alternativas sugerem que ele tenha nascido em Banwen, no País de Gales.
- Seu nome original era Maewyn Succat, tornando-se Patrick ao virar bispo;
- Estudou na França, no Monastério de St Martin's in Tours;
- Foi para a Irlanda em 432;
- Faleceu ou em 461 ou em 493 (menos provável);
- Foi aluno de Saint Germaine.
|
Informação tirada da internet
sábado, 4 de fevereiro de 2017
Dia Mundial de Luta Contra o Cancro
O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se anualmente no dia 4 de fevereiro.
O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença.
A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.
Cancro em Portugal
Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos.
Os cancros que mais matam são os do cólon, reto e ânus, assim como os cancros da laringe, brônquios, pulmão e estômago.
Informação tirada da internet:
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017
La noche más mágica del año
Melchor, Gaspar y Baltasar ya están muy muy cerca... ¿Qué le pides tú a los Reyes Magos?
Sus majestades de Oriente visitarán los hogares españoles en esta noche de reyes para repartir regalos e ilusión a todos los niños (y no tan niños).
Tienen todo a punto para la noche más mágica del año. Camellos, pajes y regalos se preparan para la cabalgata del cinco de enero. Más tarde, irán de puerta en puerta repartiendo alegría (o algo de carbón para quien se haya portado mal).
La tradición dice que se deben dejar los zapatos cerca del árbol o la ventana; y algunos dulces para sus majestades, así como agua y comida para sus fatigados camelos.
Durante la noche del jueves miles de deseos vuelan por el cielo para llegar hasta Melchor, Gaspar y Baltasar…
Subscrever:
Mensagens (Atom)