Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


domingo, 26 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO


As doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no mundo, vitimando, segundo a OMS, 17,1 milhões de pessoas por ano. Com o tema "Trabalhe com o coração", a campanha global deste ano vai promover hábitos saudáveis no ambiente de trabalho, com eventos em mais de cem países.

Hoje, dia 26 de setembro/2010, o mundo inteiro estará comemorando o Dia Mundial do Coração. Com o tema "Trabalhe com o coração", a campanha global deste ano irá promover hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. A Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), organiza eventos alusivos ao tema em mais de cem países. O objetivo é reforçar a importância da realização de atividades físicas para uma vida mais saudável.

Para o cardiologista Mauricio Wajngarten, autor do livro Coração: Manual do proprietário - Tudo o que você precisa saber para viver bem (MG Editores), basta caminhar meia hora por dia para manter o coração saudável. Ele alerta também para a importância da prevenção e da realização de um bom diagnóstico para o controle das doenças cardiovasculares.

"Embora o coração seja o primeiro órgão a ser constituído no feto, crescemos sem saber muita coisa sobre a nossa máquina fundamental", afirma o cardiologista que ganhou experiência em "traduzir" para o grande público temas da cardiologia dando entrevistas para a imprensa. Por isso, incumbiu-se da tarefa de fazer um manual sobre o coração acessível a todos.

Sorriam para a vida quando puderem e tentem relaxar quando possível. Vocês não só ficarão mais felizes, como também mais saudáveis!!

Tenham um coração para a vida!!

Cuidem bem dele para poder viver mais e melhor. Quanto mais cedo começar, melhor. Mas... nunca é tarde para começar!!

sábado, 25 de setembro de 2010

VIVA A VIDA!



E... como Charles Chaplin dizia...
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".

Um abraço carinhoso.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010


22 de Septiembre... El día sin coches
Los problemas de la movilidad urbana, la contaminación del aire y el ruido, son una fuente creciente de preocupación para los europeos. Sin embargo, aunque la mayoría de las ciudades tienen graves problemas de circulación, el tráfico urbano aumenta continuamente, contribuyendo al deterioro de la calidad de vida.

Para intentar poner remedio a esta situación, los países europeos más sensibilizados decidieron celebrar una jornada de autorreflexión sobre el auto. El objetivo de este día festivo para los utilitarios privados es concienciar a los conductores sobre la necesidad de desarrollar pautas de conducta que no restrinjan sus desplazamientos, pero que sean compatibles con la protección del medio ambiente. Además, claro está, de intentar que sus habitantes redescubran las ciudades y su patrimonio cultural, en un entorno más agradable.

La celebración de los días sin coche no es nueva. En la primera crisis energética de 1974, diversos gobiernos nacionales, regionales y locales europeos, preocupados por el sumministro de petróleo, prohibieron la circulación del tráfico motorizado, aunque sólo los domingos. La experiencia duró tan poco como la crisis petrolífera.

En los años ochenta ecologistas y defensores del uso de la bicicleta volvieron a proponer las jornadas sin coches y , desde entonces, cada año por estas fechas, las ciudades europeas que participan en esta acción reivindicativa, reservan una zona para bicicletas, peatones, vehículos ecológicos que utilizan gas licuado del petróleo, gas natural o electricidad y, en particular, para el transporte público.

Con motivo de esta iniciativa, las autoridades municipales ponen a prueba otros medios que propicien la movilidad urbana diferente. Un buen ejemplo son los sistemas de reparto que utilizan vehículos limpios, nuevas líneas de transporte público, coches compartidos o zonas de aparcamiento para bicicletas, vigiladas.

La preocupación por el tema originó al aprobación, por parte de la Unión Europea, de la Directiva Marco 96/62 sobre la calidad del aire. El objetivo de esta ley es garantizar la salud pública de los ciudadanos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de Setembro Dia Mundial do Alzheimer



A associação ALZHEIMER PORTUGAL assinala o Dia Mundial das Pessoas com Doença de Alzheimer, celebrado a 21 de Setembro, sob o tema “Demência. É tempo de agir!” e relembra a urgência da criação e desenvolvimento de um Plano Nacional para as Demências.

A associação apela a que as entidades competentes desenvolvam um plano nacional que vise a implementação de medidas que permitam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência e seus cuidadores, que promova a investigação e que impulsione a criação de um enquadramento legal adequado sobre direitos, cuidados, intervenção e investigação.

Para a ALZHEIMER PORTUGAL é uma prioridade nacional o reconhecimento da doença de Alzheimer e de outras demências.
De acordo com Maria Zincke dos Reis, Presidente da ALZHEIMER PORTUGAL, “é imperativo que seja criado e implementado um plano nacional, com a finalidade de dar resposta adequada a pessoas com demência, seus familiares e cuidadores. Essa resposta só será possível através da melhoria e acessecibilidade a intervenções farmacológicas e não a apoios sociais, a serviços e a equipamentos adequados; através da promoção da prevenção e diagnóstico e da recolha de dados epidemiológicos, bem como, da sensibilização e reflexão para a solução de questões éticas e jurídicas.”

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

UM OLHAR VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS



O que significa um simples olhar?
É sábio o ditado que diz: um olhar vale mais que mil palavras... pois bem, eu acredito que sim... e acho que nem mil palavras conseguem expressar, fielmente, a força de um olhar.
O olhar diz muito! Aquilo que queremos e aquilo que não queremos!
E como a minha mãe dizia: "os olhos é o espelho da alma".
Uma boa semana para todos e até breve!!
Um beijinho.
Patricia