Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


domingo, 31 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA



O Dia Mundial da Poupança celebra-se a 31 de Outubro.

O Dia Mundial da Poupança, foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento. A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

A taxa de poupança em Portugal ronda os 11%. Os planos poupança reforma são das aplicações mais procuradas em Portugal. Há cerca de 15 mil milhões de euros aplicados em PPR.

Mais de 80% das famílias portuguesas recorrem ao crédito para habitação, seguido do crédito para financiamento do automóvel e por fim o crédito pessoal.

Depois da "grande explosão do crédito imobiliário e ao consumo" que marcou a segunda metade dos anos 90 e fez escalar o endividamento das famílias portuguesas, a Deco aponta um abrandamento desta tendência, mas alerta que os níveis de endividamento se mantêm elevados.

2 comentários:

  1. Oi Patrícia
    Esta de apertar o cinto está gira!!!lol...eu gostava de poder apertá-lo mais, era sinal que estava mais magra.
    Bem agora a falar a sério! Eu gostava que estes dias fossem todos os dias...aliás isto devia ser uma disciplina obrigatória"POUPANÇA",algumas pessoas não se controlam neste tema...precisavam de formação...começando pelos nossos governantes que gastam os nossos impostos desgovernadamente...beijnho

    ResponderEliminar
  2. Olá Guida!!
    Tens toda a razão do mundo, qualquer dia já não vai dar para apertar mais o cinto!!

    Bjs.

    ResponderEliminar