Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


sábado, 2 de outubro de 2010

A ARTE NO OUTONO

O Outono é a estação do ano que precede o verão, que antecede o inverno, e assim é considerado o oposto da primavera.

Curiosamente as emoções que desperta cada estação do ano dependem do hemisfério em que nos encontramos.

Vou tentar mostrar como esta estação foi encarnada por pintores e artistas en geral através das suas obras.

A Vindima ou O Outono de Francisco de Goya
Este fantástico quadro de Francisco de Goya encontra-se no Museo do Prado de Madrid dentro da série que abrange as diferentes estações do ano. "La Vendimia" é pintada para as tapeçarias da sala de jantar do príncipe em El Pardo.



Paisagem de Outono com árvores por Vincent Van Gogh
Desta vez, vamos voltar ao ano de 1885 para resgatar este óleo sobre tela chamado "Paisagem do Outono com árvores".



No Jardim de Outono de Victor Charreton
Há poucos trabalhos que levaram à queda entre os pintores de todos os tempos. Desta vez queria mostrar um quadro de Victor Charreton que ilustra magicamente o espírito de um jardim no outono.


E... muitos mais!!

8 comentários:

  1. Ah... Outono de minha alma!!!
    Tu acalmas-me por dentro...
    Te saúdo com uma carícia…
    O vento traz-me uma palma
    Eu fico com o olhar atento
    E, um anjo traz-me a Patrícia…

    Beijinhos outonais...
    m.g.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Guida.

    Oh!Que liiiiiiindo!
    Muito obrigada pelas palavras de carinho e amizade que li no teu poema e que tanto confortam o coração... e ainda, e tão privilegiada me sinto, um poema, feito só para mim... ès o máximo amiga!! Só uma pessoa tão sensivel como tu escreveria um poema tão doce!!!

    Obrigada, Adorei, amei!!

    Um beijinho carinhoso,
    Patricia

    ResponderEliminar
  3. Olá Patricia,
    Um comentário um pouco atrasado,mas não tenho estado por aqui,e tu sabes porquê.
    No entanto hoje visitei-te,entrei no teu cantinho sempre tão harmonioso.Brindáste-nos com o Outono e com belas pinturas de Goya Van Gogh e Victor Charreton.
    Obrigada pelo que nos ofereces.Obrigada pela tua partilha.
    Um beijinho

    aline

    ResponderEliminar
  4. Olá Aline,

    Obrigada pela tua visita e pelas tuas carinhosas palavras.

    Bjs.
    Patricia

    ResponderEliminar
  5. Há tanto tempo que não fazia uma visita por aqui. Hoje lembrei-me de viajar um pouco no teu espaço tão simpático que me transmitiu tanta tranquilidade e serenidade... Que beleza!! Não existem palavras.Estas imagens ficarão gravadas no meu coração.
    Obrigada por seres minha amiga.
    Uma beijoca,
    Arlete

    ResponderEliminar
  6. Há tanto tempo que não passava por aqui. Hoje lembrei-me de viajar um pouco no teu espaço tão tranquilizante e lindo!!Nã existem palavras para tanta beleza... Toda esta paisagem ficará gravada no meu coração.
    Obrigada por seres minha amiga.
    Uma beijoca,
    Arlete

    ResponderEliminar
  7. Há tanto tempo que não passava por aqui. Hoje lembrei-me de fazer uma visita no teu espaço tão tranquilizante e bonito!! Não existem palavras para descrever tanta beleza...todo o encanto ficará gravado no meu coração.
    Obrigada por seres minha amiga.
    Uma beijoca,
    Arlete

    ResponderEliminar
  8. Olá Arlete!
    Muito obrigada pela tua visita e pelas tuas doces palavras!!
    Já sabes que és sempre bem vinda ao meu cantinho...!!
    Bjs carinhosos.
    Patricia

    ResponderEliminar