Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia Internacional do Voluntariado




Por todo o mundo, há milhares de pessoas que, voluntariamente, dedicam uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros, em prol de uma causa.

O empenhamento destes voluntários é essencial para a construção de um mundo melhor.

Para tal, o primeiro passo a dar consiste em identificar o que gostaríamos de fazer e como poderemos ajudar. A partir daí, pode passar-se a acções individuais ou inseridas em grupos comunitários ou organizações de cariz social.

O Dia Internacional do Voluntariado - que hoje se assinala - foi criado em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais.

O dia de hoje marca mais uma etapa no caminho para os objectivos do Milénio para o Desenvolvimento, a alcançar até 2015:

1. Reduzir para metade a pobreza e a fome
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade entre os sexos
4. Reduzir a mortalidade das crianças
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater a SIDA, malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento

4 comentários:

  1. Bom dia Patricia.
    Lindo o teu gesto de lembrares este dia.
    Por experiência sei o que é voluntariado.Fi-lo muitos anos na A.V. H.S.M.onde ainda pertenço e sou sócia.Dei pouco mas recebi muito.Tenho momentos vividos que guardo para sempre na minha memória.Não foi fácil estar numa enfermaria ao lado de idosos que já pouco esperavam da vida.Fiquei mais sensivel ainda,mais tolerante, e aceito muito melhor as dificuldades.Aprendi a compreender o significado da vida.
    Penso ainda voltar.
    Beijinhos

    Aline

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Aline,

    Obrigada pelas tuas palavras.
    Entendo o significado que este dia deve ter para ti.
    Tens razão, não deve ser nada fácil conviver com estas pessoas que estão no fim da sua caminhada da vida, mas também deve ser muito gratificante.
    Um beijinho.
    Patricia

    ResponderEliminar
  3. O teu cantinho está lindo Patrícia!

    A riqueza do voluntariado é tudo...é indicativo, mexe com todas as nossas partículas interiores e faz com que nos sintamos bem!!!afinal temos factos tão bons neste mundo...não vamos deixar que, só a miséria venha ao de cima.

    Parabéns por mexeres comigo a cada passagem plo teu cantinho...

    O aspecto, o conteúdo, a música...5 estrelas...

    Parabéns

    Beijinho natalício.

    http://aoabrigodaclaridade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Guida,

    Obrigada pelas tuas visitas e pelo teu carinho.

    Bjs carinhosos.
    Patricia

    ResponderEliminar