Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


segunda-feira, 11 de abril de 2011

11 de Abril: Dia Mundial Da Doença De Parkinson

Primeiro estudo epidemiológico sobre prevalência da doença de Parkinson em Portugal:
O primeiro estudo epidemiológico sobre a prevalência da doença de Parkinson em Portugal arranca hoje e abrangerá 5.000 pessoas com 50 ou mais anos, anunciou a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk).

"Até à data, não há evidência de quaisquer estudos epidemiológicos de base populacional realizados em território nacional para determinar a prevalência de Parkinson", adiantou o coordenador do estudo.


Por esta razão, torna-se "essencial a implementação de um estudo epidemiológico para o desenvolvimento de estratégias de saúde adaptadas ao real número de doentes", explicou Joaquim Ferreira, neurologista do Hospital de Santa Maria.


A realização do estudo nacional, que tem o apoio da Direcção-Geral da Saúde (DGS), arranca no Dia Mundial do Doente de Parkinson, que é assinalado pela APDPk com várias iniciativas. As iniciativas arrancaram no domingo com uma corrida de sensibilização para a doença, à mesma hora (10h30), em Lisboa, Faro, Coimbra, Leiria e Maia. Esta corrida, organizada simultaneamente em vários países, teve como objectivo percorrer 40 mil quilómetros que representam simbolicamente a volta ao mundo.


"Esta iniciativa é muito importante para que as pessoas conheçam esta doença e compreendam as dificuldades que os doentes e familiares têm de ultrapassar no dia-a-dia. Todos juntos podemos unir forças e contribuir para melhorar as condições de vida dos portadores desta doença", disse Helena Machado, presidente da APDPk.


O Dia Mundial do Doente de Parkinson, 11 de Abril, corresponde à data de nascimento de James Parkinson, o médico inglês que, em 1817, identificou e descreveu os sintomas da doença que viria a receber o seu nome.




A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa.



Em Portugal, cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson.


3 comentários:

  1. Patrícia
    Sempre em cima das informações e situações importantes ao ser humano!
    Um bem-haja a todos os impulsionadores de iniciativas que contribuam para uma vida mais saudável.
    Um bem-haja a ti.
    beijinho saudável
    maria guida

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde amiga,
    Obrigada pela informação que atenciosamente nos oferecestes.Desconhecia que o nome da doença,tinha o nome do médico James Parkinson que descreveu os sintomas.Pena é que ainda não fosse encontrada a cura e que tanto ataca as pessoas mais idosas.
    Bem hajas amiga.
    Um beijinho
    aline

    ResponderEliminar
  3. Amigas Aline e Guida,

    Muito obrigada pela vossa visita e pelas vossas carinhosas palavras.

    Bjs grandes
    Patricia

    ResponderEliminar