Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Coca-Cola faz 125 anos


Foi pela primeira vez servida numa pequena farmácia de Atlanta, nos Estados Unidos, há 125 anos. Hoje, é bebida em todo o mundo e a sua receita continua um segredo. Falamos da Coca-Cola.

O seu aniversário é comemorado em quase todo o mundo. A Coca-Cola é vendida em 206 países, estando fora de Cuba, de Mynamar (antiga Birmânia) e da Coreia do Norte por razões políticas.

Tudo começou a 8 de Maio de 1886, quando o então xarope foi servido na farmácia Jacob’s, em Atlanta, concebido pelo farmacêutico John S. Pemberton.

Hoje, a companhia da Coca-Cola serve mais de 1,7 mil milhões de bebidas por dia, não só do antigo xarope como num universo de 3.500 diferentes extensões. Vale mais de 85 mil milhões de dólares (60 mil milhões de euros).

Treze anos depois da sua invenção, o segundo detentor da marca, Asa Candler (que adquiriu a companhia depois da morte de Pemberton), vendeu os direitos de engarrafar a bebida por um dólar. Actualmente, continua a ser engarrafa por empresas externas e conta com mais de 300 parceiros nesta área.

Em 1916 foi criada a nova garrafa da Coca-Cola, alargada no centro e afunilada nas pontas, um design conhecido em todo o mundo e que hoje se mantém em materiais mais ecológicos, como o alumínio e as “garrafas vegetais”, vendidas, por enquanto, apenas nos Estados Unidos.

Num século e um quarto de história, a Coca-Cola marcou a publicidade e o marketing, com anúncios conhecidos por todo o mundo – desde símbolos publicitários como o Pai Natal vestido de vermelho ou o urso polar, a campanhas com personalidades mundiais e em eventos de cobertura mediática internacional.

A marca dirige-se agora para novos meios de comunicação e conta com mais de 26,4 milhões de fãs no Facebook.


Nesta fantástica evolução, só uma coisa permanece igual: a receita do xarope, que continua por desvendar.


A empresa norte-americana reage ao anúncio de uma rádio que afirmou ontem ter descoberto a fórmula original da bebida mais famosa do mundo.

2 comentários:

  1. Olá Patrícia!Boa tarde,
    Estamos sempre a aprender contigo! Não fazia ideia que a coca-cola era tão velhinha! Por curioso que pareça eu não aprecio esta bebida. Cá em casa é coisa rara.Aliás, eu nem sumos. Ou água ou meio copinho de vinho às refeições.
    Beijinho grande.
    Maria Guida

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Guida,
    É verdade, a coca-cola é bastante velhinha! Eu gosto, mas bebo pouco... a minha bebida preferida é a água, sem dúvida.

    Muito obrigada pelo teu carinho e pela tua visitinha.

    Bjs grandes.
    Patricia

    ResponderEliminar