
Quando foi instituído em 1993 este Dia celebrou-se a 29 de Dezembro, dia em que, em 1992, entrou em vigor a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), um pacto internacional assinado por 193 países para conservar a Biodiversidade, promover a sustentabilidade na sua exploração e fomentar a distribuição equitativa dos benefícios resultantes da utilização dos recursos genéticos inerentes.
Em 2000 a data viria a ser alterada por questões práticas para o dia 22 de Maio, dia em que o texto da CBD foi adoptado em 1992.
Este ano de 2011, que as Nações Unidas declararam o Ano Internacional das Florestas, o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica associa-se ao Fórum das Florestas da ONU para celebrar no Dia Internacional da Biodiversidade a Diversidade Biológica das Florestas sob o tema “Florestas para as Pessoas”.

Apesar da sua extrema importância para a Vida na Terra e para o Homem as Florestas do mundo estão em risco como resultado da degradação e destruição, das Alterações Climáticas, da sobre-exploração dos seus recursos e da invasão por espécies exóticas agressivas.
Neste Dia Internacional da Biodiversidade pretende-se evidenciar que papel central do Homem na definição do futuro das Florestas, pois dele depende a sua gestão sustentável e conservação.
Patrícia
ResponderEliminarQue seria de nós sem a simbiótica do verde natureza?!
Que haja sempre um equilíbrio! para tal, todo o ser humano tem que mudar atitudes.
Totalmente de acordo com teu último parágrafo.
beijinho preventivo
margui