Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia Mundial do Dador de Sangue

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue, como homenagem a um ato nobre, na defesa da saúde humana. “Doar sangue é salvar uma vida”. Há frases que dispensam mais palavras. Também a 14 de junho recorda-se Alzheimer, o psiquiatra que reconheceu a doença que viria a ser batizada com o seu nome.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. É também uma ação de genuína solidariedade, que merece ser reconhecida, neste 14 de junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue.
Neste dia, ao mesmo tempo que se homenageiam os dadores, alerta-se para a necessidade crescente de recolha, em virtude do decréscimo que se tem verificado nos últimos anos. Em 2011, a descida no número de colheitas rondou os 20 por cento, segundo dados do Instituto Português do Sangue.
Também neste dia, assinala-se o nascimento de Aloysius Alzheimer, a 14 de junho de 1864. Este psiquiatra alemão gravou o seu nome na História por se tornar no primeiro a reconhecer esta doença neurodegenerativa, que viria, em memória de Alzheimer, a ser batizada com o seu nome.
Em 1901, Aloysius Alzheimer descobriu de que modo a doença agia no córtex humano, o que representou uma enorme descoberta. Viria a morrer em Breslau, a 19 de dezembro de 1915.

Sem comentários:

Enviar um comentário