Dia do Voluntariado: Um movimento que está espalhado pelo mundo.
Nesta sexta-feira assinala-se mais um Dia Internacional do Voluntariado. A data, proclamada há 29 anos pela ONU, visa não só sensibilizar e incentivar à prática do serviço voluntário, como também celebrar o impacto dos voluntários no mundo.
Lisboa foi escolhida esta quinta-feira como Capital Europeia do Voluntariado em 2015. O anúncio foi feito em Barcelona (Espanha), cidade que foi a escolhida durante o ano de 2014.
Havia três cidades candidatas a receber o estatuto. Além de Lisboa, candidataram-se igualmente Basileia, na Suíça, e Nápoles, em Itália. “Foram assim consideradas questões ligadas com a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste setor, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário”, afirma, em comunicado, o gabinete de João Afonso.
“O estatuto de Capital Europeia do Voluntariado pretende promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção”, salienta o comunicado.
Voluntariado em Portugal
Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes.Ainda assim, o número de voluntários em Portugal é reduzido, se comparado à média europeia.
O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de autorrealização.
Sem comentários:
Enviar um comentário