Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


terça-feira, 20 de outubro de 2015

20 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Osteoporose



Vinte de outubro é o Dia Mundial da Osteoporose, doença oculta até à fase em que avança para um estado mais grave. Saiba os comportamentos a adotar e quais os grupos de risco de um problema nos ossos, que pode gerar uma incapacidade, dor e, em casos extremos, a perda da independência.



A osteoporose é uma doença que atinge os ossos e que se carateriza pela diminuição substancial da massa óssea, com o desenvolvimento de ossos fracos, finos e de extrema sensibilidade, sujeitos a fraturas.

Esta doença, mais comum em mulheres do que em homens, faz parte do processo normal de envelhecimento.

Progride de forma lenta e raramente apresenta sintomas, sendo por regra detetada após uma fratura que não resulta de um trauma.

Neste Dia Mundial da Osteoporose, pretende-se alertar para um problema que pode ser evitado, com diagnósticos preventivos, uma vez que esta doença se esconde, até uma fase em que atinge maior gravidade.

Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos padeça de osteoporose, doença que provoca milhões de fratura, todos os anos.

Estão mais suscetíveis à doença as mulheres, os fumadores, os consumidores de álcool e de café em excesso e os diabéticos, bem como as pessoas que têm uma atividade física desadequada, quer por sedentarismo, quer por excesso dessa atividade.




“Aconselham-se exercícios físicos regulares, dieta com alimentos ricos em cálcio, bem como um acompanhamento médico, sobretudo nos grupos de risco. Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Osteoporose.






Informação e fotos tiradas da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário