Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Curiosidades


Quantos megapixels possuem os olhos humanos?
 
 
Você sabia que o olho humano tem megapixels? É claro que nossos olhos não são como as câmaras digitais, mas eles também possuem uma resolução máxima alcançada. De uma maneira geral, os olhos humanos podem alcançar uma resolução de, no máximo, 250 megapixels. É como uma verdadeira câmara digital que cria arquivos de imagem compostos por milhões de pontos a todo momento.

Cada ponto é um pixel do olho. No olho humano, o papel do photosite é desempenhado pelos cones e bastonetes, dois tipos de células fotossensíveis que estão distribuídas ao longo da retina.

Nos dois olhos humanos existem aproximadamente 250 milhões de células, ou seja, podemos captar 250 milhões de pontos luminosos, o que equivale a 250 megapixels. Na prática, a visão em alta resolução do homem é formada apenas na fóvea, uma região importante que corresponde a um centésimo da área da retina.

Podemos dizer que não basta apenas dividir o número de megapixels por cem. Isso ocorre porque a distribuição dos cones e dos bastonetes na retina não é constante, uniforme e equilibrada. Além disso, no olho humano existe uma interpolação, que é quando as imagens captadas por duas células são entrelaçadas. Essa característica aumenta muito a resolução dos olhos humanos.
 
Por que choramos?

 
O choro é um processo fisiológico do corpo humano. As lágrimas são produzidas pela glândula lacrimal, e servem como lubrificantes para os olhos, cumprindo uma função de nutrir e limpar a córnea.

Esse processo natural do organismo pode ser impulsionado pela emoção. É importante ressaltar que existem diferenças entre as lágrimas que surgem com uma função lubrificante e as que aparecem por questões emocionais.

As lágrimas lubrificantes acontecem como um reflexo sempre que os olhos ficam irritados. Já as lágrimas de emoção são derramadas para expressar um sentimento.

De acordo com especialistas, nós choramos para comunicar uma dor ou um estado. Nesse sentido, o choro aparece como uma expressão do rosto.

Segundo estudos científicos, as lágrimas emocionais podem ser identificadas como pedidos de ajuda em situações de dor física, medo, raiva, humilhação, solidão e tristeza; ou como oferecimentos de ajuda em situações de solidariedade, entrega religiosa, amor passional, amor humanitário, lembranças sentimentais e alegria.

Para os homens, as lágrimas também servem como uma ferramenta de comunicação desde a infância até a vida adulta. Nós choramos para apresentar nossas necessidades físicas e emocionais.
 
Aurora Boreal
 

Na Noruega
A Aurora Boreal é um fenômeno de extrema beleza que pode ser visto apenas nos céus do Norte do planeta Terra. Trata-se de um fenômeno ótico muito brilhante e que acontece durante a noite nas proximidades das regiões dos polos.

A Aurora Boreal é resultado da colisão de partículas de vento solar com o campo magnético da Terra. Existem lendas asiáticas que afirmam que as pessoas que conseguem ver uma Aurora Boreal vivem felizes para sempre e têm mais fertilidade.

 
Na Lapónia
Uma região do planeta onde o fenômeno é comum é na Lapónia, onde a Aurora Boreal acontece 200 dias por ano. A ciência explica a Aurora Boreal como um fenômeno luminoso característico das zonas polares e baseado na capacidade de excitação de átomos e moléculas.

O fenômeno é representado por um fotão luminoso, com cores verde-amareladas, que acontece em alturas entre 90 e 150 quilômetros. Também existem as chamadas auroras vermelhas, produzidas pelos átomos de oxigênio, e as auroras azuis, que são resultado de moléculas de hidrogênio.

De uma forma geral, as auroras boreais acontecem tanto no inverno quanto no verão, e só são visíveis durante a noite. Os meses mais comuns para o fenômeno são entre setembro e outubro, e fevereiro e março. Para avistar a Aurora Boreal, o melhor horário é às 23:30h.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário