Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho... Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

Acerca de mim

A minha foto
España, Portugal

Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos
inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

(Fernando Pessoa)


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS!!




Esta é a minha mensagem de Natal para todos os meus amigos e colegas:

Natal, é para ser todos os dias.
Nos nossos corações, nas nossas mentes.
O Natal não está nos presentes, está na ajuda ao próximo e na compreensão.
É dar-mos as mãos e sentirmo-nos irmãos.
Quando isto acontece, é Natal!!

BOM NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!!

domingo, 6 de dezembro de 2009

MÚSICAS DE NATAL

Como estamos na época natalícia nada melhor que ouvir umas musiquinhas de Natal, e... como não podia deixar de ser, "VILLANCICOS" canções de Natal típicas da minha terra. Pois é... é para matar saudades meus amigos!!!

DIA DE SÃO NICOLAU - 6 DE DEZEMBRO



Tradições e Lembranças da minha infância:
N
o dia seis de Dezembro festeja-se o dia de São Nicolau (Saint-Nicolas). Com esta festa iniciam-se as festividades natalícias, deixando as prendas às crianças.
É o santo padroeiro e protector das crianças, e o Pai Natal das crianças belgas.
É aceite que São Nicolau, bispo de Mira, seja proveniente de Petara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia seis de Dezembro de 342.
Há várias lendas sobre este santo, mas a mais conhecida é a história de três crianças que teriam sido assassinadas e cortadas em pedaços por um talhante pouco escrupuloso, e o São Nicolau as teria ressuscitado.
Está considerado como o Pai Natal em alguns países de Europa, como a Bélgica, Holanda França e Luxemburgo mas também na Alemanha, Suíça, etc...
São Nicolau na Bélgica, na parte francófona, (em neerlandês Sinterklaas), vem na noite do dia cinco ao dia seis de Dezembro para deixar prendas e guloseimas, assim como figuras em chocolate ou os famosos “speculoos” (bolachas em forma de santo e com sabor a canela), nos sapatos das crianças bem comportadas. Ele vai acompanhado do Pai Fouetard e do seu burro. A tradição é deixar na cozinha ou na sala uma tigela com água e uma cenoura, para o burro, e um copo de vinho para S. Nicolau.
Na manhã do dia seis de Dezembro as crianças que se portaram bem encontram as prendas perto da chaminé, deixadas pelo São Nicolau durante a noite anterior.
Lembro-me que nessa manhã encontrávamos em cima da mesa da escola uma bolacha (speculoos) em forma de bispo com sabor a canela e a especiarias. Estes acontecimentos tão simples, mas tão bonitos, ficarão gravados na minha memória para toda a vida.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

APROXIMA-SE O SÃO MARTINHO...


O porquê do "Verão" de S. Martinho

Os Santos populares no nosso país são festejados no tempo quente de Verão: Santo António, São João e São Pedro. No Inverno há apenas um, que chega com o frio: São Martinho, que associamos à lenda do Verão de São Martinho e à prova do vinho novo e às castanhas.
Mas saberemos mesmo quem foi São Martinho?
Muito resumidamente podemos dizer que Martinho nasceu no séc. IV em 316 ou 317 D.C., em Sabaria na antiga Panónia, hoje Hungria. Terá sido baptizado, por volta do ano 339. Era filho de um soldado do exército romano e, como mandava a tradição, filho de militar segue a vida militar. Estudou em Pavia, para onde a família foi viver, e entrou para o exército com 15 anos, tendo chegado a cavaleiro da guarda imperial.


E o que sabemos da lenda do Verão de São Martinho?
Quanto à lenda, sabemos que aconteceu num dia de tempestade, em Novembro de ano antigo (provavelmente no ano de 338), no tempo em que Martinho que ainda não era santo, canonizado, era apenas um bravo soldado romano, que andava por umas terras a cavalo no seu corcel.
Numa curva da estrada, Martinho vê uma figura andrajosa, mal abrigada nuns arbustos, estendendo a mão à sua caridade.
O que fazer?
Pois não hesitou a pensá-lo, saltou do cavalo, tomou entre as suas as mãos geladas do mendigo.
Depois, soltou a sua capa militar, é quanto te posso dar – disse ele, entregando meia capa ao desgraçado que vivia sujeito à intempérie.
Feliz com o seu gesto de auxiliar o mais necessitado dos seus próximos, voltou a montar e preparava-se para continuar a Jornada.
Eis que aconteceu o inesperado, aquele dia invernoso transformou-se, as nuvens afastaram-se como as cortinas de um teatro, cessando as chuvas torrenciais e os ventos gelados, de súbito, aconteceu verão.
Diz a lenda que Deus, para que este acto de extrema bondade ficasse registado na memória dos homens, em cada ano, por altura de meados de Novembro, há como que um regressar de um pouco de Estio, um sol quente domina a Terra.
Chamam-lhe, efectivamente, o Verão de S. Martinho, o qual é aproveitado para um magusto, que é uma esplêndida festa em que as castanhas e o vinho novo têm lugar privilegiado.
Daí regista a Literatura Popular o que as pessoas dizem:
O Verão de S. Martinho é bom, mas é Curtinho;
E acrescentam à bondade do gesto do Soldado Martinho, a evocação báquica do 11 de Novembro.


Lembrem-se pois de celebrar o S. Martinho com um bom vinho, de forma equilibrada, na companhia de um cesto de Castanhas, e tenham bom apetite!!



Aqui vos deixo alguns provérbios populares:
- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.
- Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.
- Dia de S. Martinho fura o teu pipinho.
- Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
- Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.
- Pelo S. Martinho semeia favas e vinho.
- Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho;
- No S. Martinho, bebe o vinho e deixa a água para o Moinho;

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

HALLOWEEN







História Resumida do Halloween:
O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país। Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.




História desenvolvida do Dia das bruxas:
A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro.Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas.
Para os wiccas, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio surgiram as duas grandes olaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida: o Princípio Feminino ou Grande Mãe e o Princípio Masculino ou deus Cornífero. Os wiccas acreditam que A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de toda criação. É associada aos mistérios da Lua, da intuição, da noite, da escuridão e da receptividade. A Deusa se mostra com três faces: a Virgem, a Mãe e a Velha Sábia (relacionada à bruxa, na imaginação popular).
Da mesma maneira, acreditam que o deus Cornífero é o símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo para si os atributos da coragem, pensamento lógico,
fertilidade, saúde e alegria.
Na wicca, o deus Cornífero nasce da Grande Mãe, cresce, se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor, a Deusa fica grávida, o deus Cornífero morre no Inverno e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza.

domingo, 18 de outubro de 2009

FIM DAS FÉRIAS e REGRESSO ÀS AULAS


Mais um ano lectivo que passou...
As férias chegaram ao fim e as nossas aulinhas estão prestes a começar!! Pelo que constatei no rosto dos antigos e novos colegas na passada quinta-feira, dia da Sessão de Abertura do ano lectivo 2009-2010, a Saudade já se fazia sentir. Isso é muito positivo.
Não podia deixar de vos desejar as maiores felicidades e sucesso para as vossas aulas। Vão ver que vai ser bom conhecer novos colegas, novos professores...Não se esqueçam que também é preciso (e é bom) estudar um pouquinho !!! Mas com a dedicação e empenho que sempre demonstraram vão ver que vai correr tudo bem!!!
 

Para todos vocês o meu “OBRIGADA” pelo carinho que sempre tiveram para comigo. Foi muito bom ter sido vossa colega e acima de tudo vossa amiga.
“ATÉ PARA A SEMANA”!

Aqui vos deixo este poema muito bonito de Elli Michtler, publicado em 01-05-1989

Desejo-te tempo
Não te desejo um presente qualquer,
Desejo-te somente aquilo que a maioria não tem:
Desejo-te tempo, para te divertires e para sorrir,
e, se o aproveitares, para fazeres algo por ti.

Desejo-te tempo para ações e pensamentos,
não só para ti, mas também para oferecê-lo aos outros.
Desejo-te tempo, não para pressas e correrias,
mas tempo para que sejas feliz.

Desejo-te tempo, não apenas para passá-lo.
Desejo que te sobre tempo
para a admiração e para a confiança,
em vez de tempo para olhar para o relógio.

Desejo-te tempo para alcançares as estrelas,
e tempo para crescer e amadurecer.
Desejo-te tempo para esperar e para voltar a amar.
Pois não faz sentido adiar.

Desejo-te tempo para descobrires
felicidade em cada hora, em cada dia.
Desejo-te também tempo para perdoar.
Desejo que tenhas tempo para viver!


Para saber mais sobre a vida e as obras de Elli Michtler:
https://www.donbosco-medien.de/desejo-te-tempo/b-494/212
https://www.donbosco-medien.de/a-vida-as-obras-a-poesia-desejo-te-tempo/b-494/208

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Chegou o Outono!!




Não é das estações do ano que mais gosto!!

Detesto o cair das folhas, o tempo cinzento e abafado, que nem é inverno nem verão. Os dias ficam mais curtos e a noite instala-se mais cedo nas nossas rotinas.


Mas... por outro lado o outono é, sem dúvida, uma das estações mais belas em todos os sentidos. A natureza oferece cenários deslumbrantes, como pinturas, onde as árvores, as flores, os jardins se preparam para uma nova florada. Os pássaros, os animais de uma maneira em geral se procuram, se aninham...



quarta-feira, 29 de julho de 2009

BOAS FÉRIAS!!!!!!!


CHEGARAM AS FÉRIAS!!

Desejo a todos os meus amigos, professores, colegas, não esquecendo de todos os membros que fazem parte da Associação Sénior de Odivelas, umas boas e merecidas Férias...Até Setembro!!
Descansem bastante e divirtam-se muito!!!!


domingo, 28 de junho de 2009

CHEGOU O GRANDE DIA

2009-06-20 uma data a recordar
Não é um casamento qualquer,
É uma bonita Luso-Espanhola que vai casar.

É em Mafra,
Na Igreja do Convento,
Que a linda noiva vai entrar,
Acompanhada dos Padrinhos,
Dos Pais, alguns amigos
E Família que veio de Espanha,
Para a poder abençoar.

Lá estará o noivo garboso,
À espera de a ver chegar,
Apoiado por sua Família e amigos,

Tentando que ele não fique nervoso.

Junto ao altar as cerimónias habituais:
Troca de alianças,
Juras de amor eterno,
Olhares enlevados
Os beijinhos tradicionais

Uma lágrima fugidia a rolar,
Sorrisos de felicidade,
Pétalas de flores misturadas com arroz,
Fotos para o grande dia relembrar!


PARABÉNS E FELICIDADES
Tua amiga, Aline


Minha amiga,
Muito obrigada por este lindo poema, dedicado à minha querida filha, neste dia tão especial e tão bonito. Está simplesmente bonito e delicado. Adorei!!
Continua desenvolvendo o teu gosto pela poesia, não pares...
Um beijo muito carinhoso. Obrigada!!

Patricia

segunda-feira, 1 de junho de 2009

1 de Junho - Dia Mundial da Criança


Ser criança

Ser criança é ter sorrisos de sol

Ser criança é ser vestido de estrelas.

Ser criança é andar à volta do mundo

e conhecer tudo de bom.

Ser criança é andar descalço

no caminho da alegria.

Ser criança é molhar os pés

no mar da liberdade.

Ser criança é uma aventura

Ser criança é uma história

Ser criança é tudo no mundo.

Joana Filipa Oliveira – Escola dos Combatentes (Ovar)

sábado, 30 de maio de 2009

Passeio de barco no Tejo - 29 de Maio 2009



Queridos colegas e amigos,

Que acharam do nosso mini cruzeiro??
Eu adorei !!! Mas... principalmente do convivio, não acham?? Os nossos rostos transbordavam de alegria. Foi lindo... Espero que estes momentos se repitam!!!

Um muito obrigada à nossa U. Sénior por nos proporcionar momentos como estes. Um abraço para todos!!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os meus colegas brilharam!!!





Hoje dedico este espaço aos meus colegas que me proporcionaram uns momentos muito agradáveis.
Vocês brilharam!!

MUITOS PARABÉNS A TODOS!!

O convivio é uma constante.

Por isso, se tens 50 anos (ou mais) e gostas de conviver, gostas de aprender e queres manter a tua mente sã, junta-te a nós e inscreve-te na U. Sénior de Odivelas.

domingo, 17 de maio de 2009

Uma música para alegrar os corações...


Estes são alguns dos bons momentos que passei junto com os meus colegas e professores. Espero passar muitos mais... Gosto muito de vocês!!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pensamentos e Citações sobre a Amizade

"O verdadeiro amigo é aquele que vem quando o resto do mundo está indo embora.
"Walter Winchel"
"Poderá haver alguma coisa mais sublime do que teres alguém com quem falar de tuas coisas como se falasses contigo mesmo?
"Marco Túlio Cícero"
"Quando o meu amigo está infeliz, vou ao seu encontro; quando está feliz, espero por ele.
"Henri Amiel"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de Maio, dia da Nossa Senhora de Fátima


Olá amigos!!
Hoje não poderiamos esquecer o dia 13, não é só mais um dia, é o dia em que se celebra a Aparição da Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos.
Ainda há jovens peregrinos a rumar até Fátima!!
Por diversão ou para cumprir uma promessa, muitos jovens vão a pé até Fátima. Um caminho, muitas vezes, auxiliado pela experiência dos mais velhos...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sugestão


A Universidade Sénior tem sido e está a ser o nosso ponto de encontro. Os furos que os professores proporcionam, porque não aproveita-los para um pequeno convivio ocasional!!


segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bem vindos!!


Bem vindos ao meu Blogue
Aqui penso “falar” do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida...

E... aguardo a vossa visita e os vossos comentários!!
Um abraço.